Trump busca justificativa para recuar do tarifaço após reunião com Lula
Por Redação
28/10/2025 às 06:00

Foto: Foto: Ricardo Stuckert | PR
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenta construir uma justificativa política para recuar do tarifaço anunciado contra o Brasil, após a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no último domingo (26), na Malásia. A avaliação é de ministros do governo petista, que enxergam com otimismo a possibilidade de um recuo.
Segundo o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, Trump teria um motivo concreto para aliviar as tarifas: a alta da inflação nos Estados Unidos em produtos como carne e café, que estão entre os principais itens exportados pelo Brasil ao país. Ainda assim, o republicano teria sinalizado a representantes do governo brasileiro que precisa obter algo em troca, para evitar a imagem de que cedeu. A preocupação seria fugir da alcunha de “TACO” — sigla em inglês para Trump Always Chickens Out (“Trump Sempre Amarela”, em tradução livre).
O encontro entre os dois líderes também repercutiu no Brasil. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou o episódio nas redes sociais, afirmando que as imagens da reunião simbolizam “a derrota e a pequenez” de Lula diante do ex-presidente norte-americano.
“Foto com Donald Trump seria vitória se esse fosse um governo alinhado à direita. No caso do Lula, é o símbolo da sua derrota e pequenez, tendo que se submeter à força inequívoca do presidente Trump, a quem Lula odiava e chamava de ‘nova cara do nazi-fascismo’”, escreveu o parlamentar.
Eduardo ainda comparou o encontro a uma situação hipotética em que Jair Bolsonaro fosse pressionado a se reunir com Nicolás Maduro, presidente da Venezuela. “Seria o mesmo que dar vitória ao Bolsonaro por ele ser obrigado a implorar por reunião e tirar foto com Maduro”, afirmou.
Relacionadas
Lula diz que teve 'uma ótima reunião' com Trump e indica início de acordo sobre tarifas
26/10/2025 às 08:10
Por Redação
Museu do Louvre, em Paris, tem joias roubadas em assalto inédito e fica fechado
19/10/2025 às 10:49
Por Redação
Trump confessa a Lula: 'EUA estão sentindo falta do café brasileiro'
07/10/2025 às 08:00
Por Redação
