Home
/
Notícias
/
Brasil
/
Lula estuda três medidas para reagir à taxação de 50% imposta por Trump a produtos brasileiros
Lula estuda três medidas para reagir à taxação de 50% imposta por Trump a produtos brasileiros
Por Redação
12/07/2025 às 07:02

Foto: Foto: Ricardo Stuckert | PR
Diante da decisão do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, o governo Lula já avalia três medidas para responder à ação. O anúncio da taxação foi feito na última quarta-feira (9) e causou preocupação no Palácio do Planalto.
De acordo com informações do portal BBC News, a primeira medida em estudo é a diversificação das parcerias comerciais do Brasil. Atualmente, os Estados Unidos ocupam o segundo lugar entre os maiores parceiros comerciais do país — atrás apenas da China. Outros países como Argentina, Holanda e Espanha também figuram entre os principais destinos e origens das trocas comerciais brasileiras.
Com isso, o governo pretende acelerar acordos que já estão em negociação e buscar novas alianças no cenário internacional. Países como Canadá, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, União Europeia e Vietnã são vistos como alternativas estratégicas para ampliar a presença brasileira no comércio global e reduzir a dependência do mercado americano.