Home

/

Notícias

/

Polícia

/

Dois homens são mortos a tiros em área de conflito indígena em Porto Seguro

Dois homens são mortos a tiros em área de conflito indígena em Porto Seguro

Por Redação

10/07/2025 às 16:00

Imagem de Dois homens são mortos a tiros em área de conflito indígena em Porto Seguro

Foto: Crédito: Reprodução

Dois homens foram encontrados mortos a tiros na tarde de quarta-feira (9), na região de Barra Velha, área de constante conflito agrário em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. Os corpos estavam abandonados em uma estrada que dá acesso à comunidade indígena local.

Uma das vítimas foi identificada como Itarauí Santana de Souza, indígena morador da região. A segunda vítima ainda não teve a identidade confirmada pelas autoridades.

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) foi acionada por meio do 8º Batalhão e esteve no local. Após constatarem as mortes, os agentes acionaram o Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pela perícia. Os corpos foram encaminhados para necropsia. Até o momento, não há informações sobre os autores ou motivação do crime, que está sendo investigado.

A violência ocorre em meio a um clima de tensão entre indígenas e forças policiais na região. Na última sexta-feira (4), agentes da PM foram interceptados por um grupo ao prenderem cinco homens armados. Na ocasião, os policiais precisaram liberar os suspeitos, retendo apenas o armamento apreendido.

Dois dias antes, outros dois homens e dois adolescentes foram detidos por porte ilegal de arma, entre eles Welington Ribeiro de Oliveira, conhecido como cacique Suruí Pataxó. A prisão dele gerou protestos por parte da comunidade indígena.

Em resposta às ações policiais, indígenas bloquearam a BR-101 na entrada do Parque Nacional Monte Pascoal, inicialmente por seis horas e depois em uma manifestação que durou 36 horas. A Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) emitiu nota de repúdio, alegando que o cacique sofre ameaças de morte há anos, atua como defensor dos direitos humanos e foi preso de forma injusta.

A investigação sobre os homicídios será conduzida pela Polícia Civil, com apoio de órgãos federais devido à sensibilidade da área e ao envolvimento de populações indígenas.

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Hora1 © Copyright 2025

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.