Professores de Salvador encerram greve após acordo com a Prefeitura
Por Redação
18/07/2025 às 18:10

Foto: Crédito: Valter Pontes/ Secom PMS
Os professores da rede municipal de Salvador decidiram encerrar a greve nesta sexta-feira (18), após assembleia realizada no Ginásio de Esportes dos Bancários, no Centro da cidade. A paralisação, iniciada em 6 de maio, começou após a categoria rejeitar o reajuste salarial proposto pela Prefeitura.
Durante o movimento, a Justiça chegou a declarar a greve ilegal e determinou o retorno imediato dos profissionais às salas de aula. Nesta sexta, o Diário Oficial do Município publicou a ordem de retomada das atividades, alertando que o não comparecimento poderá ser considerado abandono de função.
Segundo Rui Oliveira, presidente da APLB Sindicato, o acordo com a Prefeitura será assinado ainda nesta sexta-feira. Os detalhes da negociação não foram divulgados. Na quinta-feira (17), o secretário municipal de Educação, Thiago Dantas, afirmou em entrevista que foi acertado o pagamento do piso nacional para os professores, fixado em R$ 4.867,77.
A expectativa é que todas as escolas da rede retomem as atividades na próxima semana. Rui Oliveira também confirmou que o calendário escolar será reajustado, após dois meses de greve, mas o formato dessa readequação ainda está em discussão. A projeção é de que o ano letivo seja estendido até janeiro de 2026.
A rede municipal de ensino de Salvador atende cerca de 131 mil alunos, distribuídos em 415 escolas.
Relacionadas
Prefeitura abre inscrições para programa que oferece mudança gratuita de categoria da CNH para mulheres
18/07/2025 às 10:14
Por Redação
Vídeo registra tiroteio intenso entre facções no Engenho Velho da Federação
18/07/2025 às 08:24
Por Redação
Iphan descumpriu decisão judicial para restaurar prédio atingido por incêndio no Comércio
18/07/2025 às 08:09
Por Redação