Prefeito de Niterói se compromete com traslado do corpo de Juliana Marins
Por Redação
26/06/2025 às 10:55

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), informou na quarta-feira (25) que a prefeitura irá custear o traslado do corpo de Juliana Marins, de 26 anos, da Indonésia para o Brasil. A jovem, natural da cidade, foi encontrada morta na terça-feira (24), quatro dias após cair de uma trilha no vulcão Monte Rinjani.
“Hoje mais cedo conversei com Mariana, irmã de Juliana Marins, e assumimos o compromisso da Prefeitura de Niterói com o traslado de Juliana da Indonésia para nossa cidade, onde será velada e sepultada”, escreveu o gestor nas redes sociais.
A declaração foi feita após o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) informar que não pode arcar com os custos da repatriação.
Segundo o órgão, o parágrafo primeiro do artigo 257 do Decreto 9.199 de 2017 impede o uso de recursos públicos para cobrir despesas com transporte de corpos de brasileiros mortos no exterior. A única exceção prevista na legislação é para casos médicos ou emergências de caráter humanitário.
Essa limitação gerou comoção e indignação nas redes sociais. Diante da repercussão, o deputado federal Capitão Alden (PL-BA) apresentou um projeto de lei na Câmara para modificar o decreto e permitir que a União assuma os custos do traslado em situações semelhantes.
Além da Prefeitura de Niterói, a família de Juliana também recebeu a oferta do ex-jogador Alexandre Pato para custear todas as despesas do traslado do corpo ao Brasil.
Relacionadas
IR 2025: Receita Federal paga segundo lote de restituições nesta segunda (30)
29/06/2025 às 07:44
Por Redação