MP denuncia três pessoas por abandono de idosa em situação de risco na Bahia
Por Redação
16/07/2025 às 14:40

Foto: Foto: MP-BA
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou três pessoas pelo abandono de uma idosa de 79 anos em situação de vulnerabilidade. Segundo o órgão, a vítima — que sofre de esquizofrenia, é viúva e sem filhos — ficou cerca de 24 horas caída no chão do próprio apartamento após sofrer uma queda, sem receber qualquer ajuda.
Os acusados são sobrinhos da idosa, que responderão por abandono de incapaz com resultado de lesão corporal grave, além de colocarem em risco a integridade física e psicológica dela.
O MP-BA não revelou a cidade onde o caso ocorreu, mas informou que o episódio aconteceu em 2024, quando a idosa tentou trocar uma lâmpada sozinha, sofreu uma queda e permaneceu caída até ser encontrada no dia seguinte por um profissional do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
Além do abandono, a idosa vivia em condições insalubres, acumulando mais de 70 gatos no apartamento — situação que aumentava o risco de doenças e agravava o quadro de vulnerabilidade.
De acordo com a denúncia, ao longo dos anos, os sobrinhos foram alertados e chegaram a receber notificações do Ministério Público e da rede de proteção social.
Laudos do Centro de Controle de Zoonoses e do Caps atestaram que a negligência dos familiares expôs a idosa a graves riscos para sua saúde física e mental.
Relacionadas
Bahia registra aumento de 47,44% no número de mamoplastias redutoras realizadas pelo SUS;
17/07/2025 às 17:00
Por Redação
Prefeita de Ibicaraí é afastada do cargo por improbidade administrativa
17/07/2025 às 16:07
Por Redação
Praça em LEM orçada em R$ 2 milhões vira alvo do MP e do Tribunal de Contas
17/07/2025 às 14:43
Por Redação