Home
/
Notícias
/
Brasil
/
Lula anuncia reembolso a vítimas de fraude no INSS e responsabiliza gestão Bolsonaro
Lula anuncia reembolso a vítimas de fraude no INSS e responsabiliza gestão Bolsonaro
Por Redação
11/07/2025 às 15:00

Foto: Foto: Reprodução Redes Sociais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (11) o início da adesão ao acordo que garante a devolução dos valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Segundo o chefe do Executivo, os pagamentos começarão a ser feitos no próximo dia 24 de julho, com correção pela inflação.
O comunicado foi feito por meio das redes sociais e teve tom político. Lula atribuiu a responsabilidade pela fraude à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, alegando que os esquemas teriam sido estruturados durante o governo anterior.
“Você que é aposentado e pensionista que teve desconto indevido em sua aposentadoria pelas quadrilhas montadas no governo passado, o nosso governo convida, a partir de hoje, a aderir ao acordo realizado com o Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União e Ordem dos Advogados do Brasil, homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que garante o seu dinheiro de volta”, afirmou o presidente.
O acordo firmado entre o governo federal e os órgãos mencionados viabiliza o reembolso dos valores a milhares de beneficiários que foram vítimas de descontos irregulares em seus benefícios, envolvendo especialmente contratos com entidades de associações e serviços não autorizados.
A adesão ao acordo pode ser feita a partir desta sexta (11), e os detalhes sobre o processo estão disponíveis nos canais oficiais do INSS.