Home

/

Notícias

/

Polícia

/

Ex-diretora de presídio é acusada de intermediar apoio de facção criminosa para político baiano

Ex-diretora de presídio é acusada de intermediar apoio de facção criminosa para político baiano

Por Redação

05/07/2025 às 08:22

Imagem de Ex-diretora de presídio é acusada de intermediar apoio de facção criminosa para político baiano

Foto: Foto: Divulgação

Uma investigação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) aponta que a ex-diretora do Conjunto Penal de Eunápolis, Joneuma Silva Neres, teria atuado como articuladora de encontros entre um líder de facção criminosa e o ex-deputado federal Uldurico Júnior (MDB), com o objetivo de negociar apoio político.

Segundo o MP, Joneuma — nomeada para o cargo em março de 2023, por indicação do próprio Uldurico — mantinha um relacionamento com o chefe do Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), grupo ligado ao Bonde do Maluco (BDM), braço regional do Primeiro Comando da Capital (PCC). Ela teria facilitado reuniões clandestinas entre o criminoso e o ex-parlamentar, burlando protocolos de segurança e evitando registros por câmeras ou documentos oficiais da unidade prisional.

A denúncia ainda relaciona Joneuma à fuga de presos da facção, ocorrida em dezembro de 2024, em um episódio que expôs falhas graves no sistema penitenciário da região.

Apontado como "padrinho político" da ex-diretora, Uldurico Júnior tentou se eleger prefeito de Teixeira de Freitas, no extremo-sul da Bahia, mas foi derrotado por Marcelo Belitardo (União Brasil), ficando em segundo lugar com 18.130 votos.

O caso está sob apuração do MP-BA, que investiga o uso da estrutura do sistema prisional para fins políticos e alianças com o crime organizado. 

 
logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Hora1 © Copyright 2025

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.