Preço da Hora

Home

/

Notícias

/

Salvador

/

Corridas por aplicativo ficam 35% mais caras em Salvador em um ano

Corridas por aplicativo ficam 35% mais caras em Salvador em um ano

Por Redação

01/08/2025 às 16:44

Imagem de Corridas por aplicativo ficam 35% mais caras em Salvador em um ano

Foto: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Andar de carro por aplicativo em Salvador ficou significativamente mais caro nos últimos 12 meses. De acordo com dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados pelo IBGE, o custo médio das corridas por plataformas como Uber, 99 e similares subiu 35% entre junho de 2024 e junho de 2025.

Esse foi o quarto maior aumento entre as capitais brasileiras monitoradas pelo IBGE. Salvador ficou atrás apenas de Brasília (62,1%), São Paulo (55%) e Recife (54%). No Brasil, o transporte por aplicativo acumulou alta de 44,5% no período, sendo o segundo item com maior aumento no IPCA, atrás apenas do café, que disparou 77,8%.

Segundo o IBGE, os aumentos mais expressivos nas tarifas de corrida aconteceram em dezembro de 2024 (alta de 20,7%) e em junho de 2025 (13,77%). A alta das corridas, no entanto, não acompanha a variação dos combustíveis, que subiram apenas 6,92% no mesmo período — quase seis vezes menos. Em dezembro passado, o preço dos combustíveis subiu 0,70% e, em junho deste ano, caiu 0,42%.

Regulação ainda travada

A disparada dos preços reacende o debate sobre a regulação do setor. Em 2024, o Governo Federal enviou ao Congresso um projeto de lei que prevê um limite de 25% para a fatia das corridas que pode ficar com as plataformas. A proposta também trata da regulamentação dos direitos dos motoristas.

O texto, no entanto, está parado há cerca de um ano na Câmara dos Deputados e chegou a ser retirado da pauta da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços (CICS), após um acordo entre parlamentares.

De acordo com a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), o número de motoristas de aplicativo cresceu 35% em um ano, chegando a 1,7 milhão de trabalhadores em junho de 2025.

Preço da Hora
logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Hora1 © Copyright 2025

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.