Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Bebê morre com icterícia em hospital da Bahia, e Ministério Público aciona município por falhas no atendimento

Bebê morre com icterícia em hospital da Bahia, e Ministério Público aciona município por falhas no atendimento

Por Redação

10/07/2025 às 15:00

Imagem de Bebê morre com icterícia em hospital da Bahia, e Ministério Público aciona município por falhas no atendimento

Foto: Crédito: Divulgação

Um bebê de 53 dias morreu com um quadro grave de icterícia e suspeita de infecção no Hospital Municipal de Itiúba, no centro-norte da Bahia. O caso aconteceu em 31 de julho de 2024, mas só nesta terça-feira (8) o Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou uma ação civil pública contra o município, apontando falhas graves no atendimento prestado pela unidade de saúde.

De acordo com o promotor de Justiça Felipe da Mota Pazzola, responsável pelo caso, a unidade não dispunha de aparelho de fototerapia, equipamento essencial no tratamento da icterícia neonatal. Além disso, a investigação revelou falta de médicos suficientes e falhas na comunicação durante a troca de plantões, fatores que teriam contribuído diretamente para o desfecho fatal.

Segundo o MP, a morte do bebê teria sido provocada por problemas estruturais e organizacionais no hospital, como a ausência de equipamentos essenciais, déficit de profissionais de saúde e deficiências na gestão da escala médica.

Na ação, o Ministério Público solicita que a Justiça determine à prefeitura:

  • A compra de um aparelho de fototerapia em até 30 dias;

  • A apresentação de um plano de reestruturação da escala médica em até 60 dias;

  • E o pagamento de uma indenização de R$ 200 mil à família da criança, a título de reparação por danos morais.

Até a última atualização desta reportagem, a Prefeitura de Itiúba e a direção do Hospital Municipal não haviam se pronunciado sobre o caso. O espaço segue aberto para manifestações.

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Hora1 © Copyright 2025

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.