Último feriado leva mais de 21 mil veículos e 133 mil passageiros ao ferry-boat

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Foto: reprodução

 

 Com quase o dobro de veículos (21.527, um crescimento de 89%), e com 56% a mais de passageiros (um total de 133.274), transportados entre os dias 4 e 8 de setembro, a operação do último feriado (da Independência do Brasil) praticada pelo sistema Ferry-Boat demonstra o avanço do serviço, em comparação aos números registrados em 2014, quando o sistema transportou 11.397 veículos e 85.317 passageiros.

 

Ao contrário do longo tempo de espera visto nas rodovias nestes dias, e apesar do grande volume no terminal da Ilha de Itaparica e de Salvador, o tempo médio de espera registrado para pedestre foi em torno de 40 minutos e de 1h para veículos (com alguma variação em momentos específicos, os de maior pico de circulação).

 

Para a Internacional Travessias Salvador, administradora do serviço, o fato de ter oito ferries à disposição da operação (com sete em tráfego e uma para auxiliar nos momentos de manutenção ou parada obrigatórios), as boas condições das embarcações, permitindo que rodassem sem parar e até por duas ocasiões em regime de 24h, além do empenho de toda sua equipe, conferiu agilidade no atendimento àqueles que optaram em usar o transporte marítimo para sua viagem neste feriado. Com este total de embarcações, o sistema obteve um incremento em sua capacidade de atendimento, possibilitando atender até 60% mais passageiros e 145% mais veículos. Em 2014 o sistema teve apenas quatro embarcações à disposição.

 

Outro aspecto importante que contribuiu para a melhoria do serviço neste feriado, é que este ano a operação contou com o reforço dos ferries Dorival Caymmi e Zumbi, que juntos levam mais de 300 veículos (em média). Ao todo, foram realizadas 320 viagens, das quais 134 foram viagens extras. Na prática, o sistema ampliou em 72% seu atendimento, considerando o número obrigatório de viagens a serem realizadas, de acordo com o contrato de concessão com o órgão regulador (38 viagens/dia em dias úteis e 36 viagens/dia em domingos e feriados).

 

Hora Marcada – A modalidade de serviço que possibilita o agendamento para o dia e horário desejado obteve grande procura, especialmente para os dias 4, 5, 7 e 8/09. Para atender a alta demanda, foram disponibilizados horários extras nas madrugadas dos dias 5 e 8 de setembro (sábado e terça), com viagens das 1h às 5h. Além de terem sido vendidas quase 100% das vagas de hora marcada para estes horários, houve grande demanda espontânea, preenchendo as que restavam.

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