Tia Eron destaca a importância do Dia da Consciência Negra
A Secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador e Deputada Federal licenciada, Tia Eron (PRB), saúda o Dia da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira (20). A comemoração acontece em homenagem a Zumbi dos Palmares, assassinado no dia 20 de novembro de 1965. A data marca uma trajetória de luta pela libertação do povo afrodescendente no Brasil.
Tia Eron afirma que é preciso discutir essa realidade que parte da sociedade prefere ignorar. “O 20 de Novembro é um marco histórico no nosso país, pois marca a luta incansável de guerreiros e guerreiras contra a escravidão. Celebrar o dia da consciência negra é oportunizar ao povo brasileiro tecer novas reflexões sobre o que representa a morte do nosso grande herói Zumbi dos Palmares e a luta diária do nosso povo contra o racismo”, disse Tia Eron.
Violência
Os números da violência contra os negros cresce a cada dia. Segundo a ONU Brasil, cinco jovens negros morrem a cada duas horas no país. Por ano, o número chega a 23 mil. Um jovem negro é assassinado a cada 23 minutos no Brasil. Salvador é a quinta capital brasileira em assassinatos de jovens negros, segundo dados do Mapa da Violência.
“Precisamos falar sobre isso não apenas neste dia, neste mês. Como mulher negra e evangélica, falo do lugar da dor, das mães que veem seus filhos, em sua maioria jovens negros, morrerem de forma cruel nos bairros pobres da nossa cidade, orquestrado por um projeto de extermínio da população jovem negra, falo do lugar das nossas mulheres e meninas que têm seus sonhos destruídos pela violência, pela pobreza e todas as formas de opressão, falo do lugar daqueles que sonham por uma sociedade sem distinção de raça, de classe e gênero”, concluiu Tia Eron.
Fonte: ASCOM