Tempestades de neve atingem países da Europa
A Europa enfrenta um dos seus invernos mais rigorosos. Nevascas, ventos fortes, acúmulo de gelo nas ruas e muita chuva atrapalham a rotina de quem vive ou visita a Bélgica, França, Alemanha e Reino Unido, entre outros países, causando fechamento de estradas, terminais de ônibus e aeroportos; além da suspensão das aulas em cidades como Londres, onde as tempestades também provocaram quedas de energia e afetaram o transporte ferroviário e as telecomunicações.
Há registros de nevascas até nas regiões norte e central de Portugal, onde a passagem da tempestade Ana já deixou o saldo de uma morte e três feridos, além de dezenas de pessoas desalojadas, impedidas de chegarem em casa devido ao acúmulo de gelo nas estradas.
A travessia do Canal da Mancha, que separa a Inglaterra da França, foi suspensa, nesta segunda-feira (11), devido ao risco de naufrágios, depois que uma embarcação com 300 passageiros encalhou na entrada do Porto de Calais, do lado francês do canal. De acordo com o serviço meteorológico britânico (Met Office), várias zonas da Inglaterra e do País de Gales foram colocadas em alerta laranja, enquanto Escócia e Irlanda do Norte estão em alerta amarelo para risco de acidentes devido ao mau tempo. Os aeroportos de Birmingham, a segunda maior cidade inglesa, e de Heathrow e Luton, em Londres, ficaram fechados durante todo o dia, com dezenas de voos cancelados, adiados ou desviados para outras cidades britânicas.
A França também ativou alerta laranja em 32 departamentos (equivalentes a estados) desde anteontem. No norte do país, as rajadas de vento deixaram 20 mil residências sem luz. Enquanto na Alemanha e na Bélgica as temperaturas caíram até próximo de 0°C. No aeroporto de Frankfurt (Alemanha) houve o cancelamento de mais de 300 voos e outras centenas sofreram atrasos de até cinco horas, por conta da neve e da chuva, que também castiga a região italiana da Córsega, causando inundações.
Fonte: Correio 24 horas