Salvador receberá 200 novas unidades de creches gratuitas para crianças de 0 a 5 anos

O lançamento do projeto que tem o objetivo de zerar o déficit de vagas em creches públicas em Salvador, acontece nesta sexta-feira (28) às 10 horas da manhã na sede do Instituto Daniel Comboni, localizado na Rua Bela Vista, 126 – Alto do Coqueirinho, Salvador.
“A capital baiana tem o maior índice de crianças de zero a cinco anos fora das creches públicas por falta de vagas. No Brasil, faltam 632 mil vagas de creches. Destas, 95 mil são de Salvador. Por essa razão, nossa capital será a primeira cidade a receber 200 novas unidades de creches gratuitas até final de 2030. Sendo que 10% das vagas serão reservadas para crianças com transtorno do espectro autista”, afirma o presidente da Central das Creches do Brasil, Cleriston Silva.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, e outras autoridades do município e do governo estadual foram convidados para o lançamento que contará com as presenças do presidente da Central das Creches do Brasil, do Instituto Daniel Comboni, e de representantes da empresa internacional que firmou convênio para o desenvolvimento do projeto.
De acordo com a Central das Creches do Brasil, cada unidade terá 250 vagas sendo que dez por cento das vagas serão destinadas para crianças com transtorno do espectro autista e as demais, para crianças em geral. Além disso, o projeto prevê ainda a construção de unidade com vagas 100% destinadas para crianças com transtorno do espectro autista.
Ainda segundo a Central das Creches do Brasil, em 2014 a prefeitura de salvador tinha 5.300 vagas de creches públicas e em 10 anos a prefeitura gerou 50 mil novas vagas, sendo que a central das creches teve um papel importante nessa construção junto a prefeitura, Ministério Público, Defensoria Pública e CMDCA.