Piatã; um paraíso na Chapada
Quem não conhece os encantos da Chapada Diamantina não sabe o que está perdendo. cachoeiras, trilhas uma bela paisagem e por que não dizer que possui uma energia revitalizadora? Esta semana o Liderança News vai mostrar para vocês [leitores] um pouco da beleza e dos encantos deste “cantinho” do nosso Estado.
Nossa equipe hoje (22), começou o dia em Piatã ou Bom Jesus dos Limões – como era chamada a cidade nos idos do século XVII; município que fica na região da Chapada, localizada a 1180 metros de altitude, próximo as nascentes do Rio Machado e do Rio de Contas. O lugar é conhecido por ser uma das regiões mais frias da Bahia e por conter uma das mais belas vistas serranas.
A região foi descoberta por garimpeiros no século XVII, quando o local tornou-se ponto de busca por ouro e pedras preciosas, onde aventureiros desbravavam as matas em busca de riquezas. Atualmente os festejos juninos, com a tradicional mesa farta, é o que atrai os turistas. Neste período, a temperatura da região pode chegar 3 graus, com máxima de 20 graus.
Para quem gosta de um bom licor e uma fogueirinha é o lugar ideal para se aquecer durante o outono, inverno, primavera ou verão, achou estranho? Saiba que em Piatã faz frio o ano inteiro.