Onda de violência toma conta da Bahia
O Governo do Estado parece que perdeu o controle da violência na Bahia. Salvador, Camaçari, Itabuna Jequié e Simões Filho continuam sendo as cidades recordistas de atos violentos que vão desde assaltos a assassinatos.
Levantamento do Mapa da Violência divulgado em maio deste ano mostra que 42.416 pessoas morreram em 2012 vítimas de armas de fogo no Brasil, o que equivale a 116 mortos por dia. Deste total, 94,5% foram mortes por homicídio.
O município de Simões Filho, na Bahia, é o primeiro da lista na mortalidade geral e de jovens. Foram 130,1 óbitos para cada 100 mil habitantes. Entre os jovens, a taxa atingiu 314,4 óbitos pra cada 100 mil habitantes.
O presidente do Democratas em Salvador, Heraldo Rocha, acusou o governador baiano, Rui Costa (PT), de improvisar na área de segurança pública do estado. Segundo Rocha, por não possuir uma política de segurança “de verdade”, o governo improvisa com o uso desordenado de blitz, fazendo o instrumento perder sua eficácia. “É preciso enfrentar os bandidos com inteligência”, disse.
Rocha afirmou que as taxas de criminalidade na capital e em cidades do interior “envergonham” a história da Bahia, famosa pela alegria de seu povo. “Salvador, Simões Filho, Porto Seguro e Itabuna estão entre as cidades mais violentas do mundo. Os baianos hoje vivem aterrorizados, trancados dentro de suas casas”, criticou.
“Saidinha Bancária”
Na última terça-feira(1), homens armados praticaram o crime conhecido como “saidinha bancária” com uma vítima num edifício nobre da capital baiana, Terrazzo Reale, no bairro do Horto Florestal. As câmeras de segurança flagraram os bandidos a bordo de uma moto anunciando o assalto após a vítima ser seguida do banco onde fez o saque até o condomínio onde morava. Os bandidos fugiram sem deixar pistas.
Veja a ação dos meliantes através da nossa galeria de vídeo clicando aqui