‘O Brasil, sem isso aqui, não se move’, diz Regina Casé na Festa de Santa Bárbara
Repetindo um gesto que faz desde os anos 1970, a atriz e apresentadora Regina Casé marcou presença, nesta quarta-feira (4), nas homenagens a Santa Bárbara, que acontecem no Centro Histórico de Salvador. A reportagem, ela disse que esse tipo de festa fortalece o país.
“A minha relação não apenas com Santa Bárbara, mas com todos os santos da Bahia é muito forte, não só pela fé. Estou em todas essas festas porque acho que fortalece não só a minha vida e a minha fé, mas fortalece também o Brasil. O Brasil, sem isso aqui, não se move. Isso é um combustível para o Brasil inteiro”, afirmou Regina.
O roteiro da festa teve início no Largo do Pelourinho. Em seguida uma procissão seguiu pelo Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Praça Municipal, Ladeira da Praça, parando, por volta do meio-dia, na sede do Corpo de Bombeiros, na Praça dos Veteranos. No local, os bombeiros distribuíram 1.500 quentinhas de caruru. A procissão seguirá pela Baixa dos Sapateiros até o Mercado de Santa Bárbara.
Em 2024, a Festa de Santa Bárbara completa 383 anos de existência. Iniciada no século XVII, desde 1641, quando o casal de portugueses, Francisco Pereira do Lago e Andressa de Araújo, fizeram uma promessa no Morgado de Santa Bárbara, no bairro do Comércio, ao pé da atual Ladeira da Montanha. A manifestação passou a ser Patrimônio da Bahia em 2008 via Decreto nº 11.353 do Governo da Bahia.