Mulheres podem marcar mamografia no Salvador Shopping

mamografia
Foto: reprodução

 

Através de uma parceria entre a Coordenação de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Projeto Hétero Exame – organização independente que atua na prevenção do câncer de mama -, a Prefeitura montou uma central de atendimento para marcação de mamografia e preventivo, que atenderá mulheres de todas as idades em 10 datas até o final do mês de outubro.

O posto, montado no boxe da Hétero Exames, que fica na Alameda de Serviços do 3º Piso do Shopping da Bahia, começou a funcionar na manhã desta quarta-feira (7) e está em atividade ainda nos dias 9, 14, 15, 16, 21, 23, 26 e 28, sempre das 9h às 17h. A previsão da SMS é atender até 50 pacientes diariamente e chegar ao total de 500 mulheres encaminhadas aos postos de saúde municipais até o fim do mês.

Atividades – A iniciativa integra a movimentação em torno do Outubro Rosa, movimento popular internacionalmente conhecido de combate ao câncer de mama. Além da marcação de exames, o espaço oferece inúmeras atividades complementares, como palestras, ações educativas e distribuição de panfletos alertando para a necessidade da prevenção e de procurar auxílio médico ao menor sinal de alteração nas mamas.

De acordo com a subcoordenadora da Rede Materno-Infantil da SMS, Loraine Machado, “as mulheres que comparecerem ao local passarão por triagem, serão submetidas a exames clínicos e, posteriormente, encaminhadas para a mamografia”. “Elas também serão instruídas sobre como realizar o autoexame para reconhecer uma possível alteração e buscar ajuda médica para realizar os procedimentos necessários”, acrescentou.

As ações em torno da prevenção e tratamento do câncer de mama ocorrem durante o ano inteiro nos postos de saúde municipais, mas as atividades são ampliadas nesta época por conta do Outubro Rosa. Quanto mais cedo for realizado o diagnostico e iniciar o tratamento maiores são as chances de cura.

Procedimentos – Quem chegar ao ponto de atendimento montado no Shopping da Bahia deverá estar munido de documento de identificação e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Em um primeiro momento, a paciente assiste a uma palestra educativa que aborda temas como autocuidado com as mamas, a necessidade do preventivo, sinais, sintomas e riscos que elas correm caso não realizarem os exames com a periodicidade necessária. Só a partir daí é que a mulher é encaminhada para a consulta, onde terá a mama avaliada por um profissional habilitado.

Caso surja necessidade de realizar exames complementares, a paciente será direcionada pelo médico e resolverá tudo no mesmo dia. “Elas já saem daqui com o exame clínico e o devido encaminhamento para a mamografia ou demais procedimentos necessários, sempre em uma unidade de saúde próxima à residência de cada uma”, avisa Mirelle França, enfermeira da SMS e uma das responsáveis pela triagem no posto avançado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *