Justiça ouve primeiros réus no processo da Odebrecht na Lava Jato
O doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa serão os primeiros réus a serem ouvidos no processo que apura o pagamento de propinas da Odebrecht a funcionários da estatal. A ação, movida pelo Ministério Público Federal, também tem como acusados ex-diretores da empreiteira, incluindo o presidente da companhia, Marcelo Odebrecht.
Os depoimentos devem começar às 14h, desta quarta-feira (21). Youssef e Costa fizeram acordos de colaboração premiada e, com isso, são obrigados a contar o que sabem sobre o esquema, revelado pela Operação Lava Jato, sob pena de perderem os benefícios que conseguiram. Além deles, outros delatores disseram que a Odebrecht comandava o esquema de fraudes contra a Petrobras, participando de um cartel que combinava as obras que a estatal contratava.
Na quinta-feira (22), outro ex-funcionário da Petrobras será ouvido. Pedro Barusco, que ocupou a gerência de Serviços da estatal, também foi denunciado no processo. Assim como Youssef e Costa, ele também fez um acordo de colaboração com o MPF e está sujeito às mesmas sanções deles, caso não diga a verdade sobre o que sabe.
Segundo a Justiça Federal, os depoimentos dos executivos da Odebrecht estão marcados para a próxima semana. Marcelo Odebrecht deverá ser ouvido na quinta-feira (29), conforme o cronograma divulgado pela 13ª Vara Federal, que conduz os processos da Lava Jato.
Fonte: G1/Paraná