Ilhéus: Escola conscientiza alunos sobre consumo de energia elétrica
Alunos de uma escola do município de Ilhéus, no sul da Bahia, participam do projeto que une economia e conscientização do uso da energia elétrica. Desde o mês de julho, estudantes do quinto ano que conseguirem economizar na conta de luz em casa ganham pontos na matéria de Ciências. Além de contribuir no desempenho escolar, os alunos passaram a ler os gráficos da conta de energia e ter melhores notas, a iniciativa ajuda a mudar hábitos e pagar menos.
O projeto começou em julho, em uma aula da professora Rosângela Filgueiras. “Nós estávamos trabalhando com gráfico, leitura de gráfico. Aí um aluno deu uma sugestão de trazer a conta de luz para fazer o gráfico da conta de luz. Aí, de repente surgiu a ideia”, revela.
A regra projeto é simples: quem consegue economizar, ganha pontos na matéria de ciências. Mas para isso os alunos tiveram que mudar de hábitos. “Antes, eu deixava a televisão e a luz ligada. Agora eu sempre desligo a televisão e a luz para dormir”, revela Davi Azevedo, de 10 anos.
Com o sucesso do projeto escolar, professores e alunos resolveram ampliar a proposta. Atualmente, além dos alunos economizarem energia, eles precisam convencer a família a participar. “Antes eu dormia com a luz ligada. Agora eu estou dormindo com a luz apagada. Eu demorava no banho e agora eu não estou demorando mais”, comemora Larissa Galo, de 10 anos.