Hospital do Subúrbio completa cinco anos com 500 mil atendimentos

Foto: divulgação

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Único hospital público de urgência e emergência construído nos últimos 20 anos na Região Metropolitana de Salvador, o Hospital do Subúrbio (HS) completa cinco anos de funcionamento, nesta segunda-feira (14), somando resultados positivos. Neste período, foram realizados mais de 500 mil atendimentos na emergência e ambulatórios e mais de 45 mil cirurgias, com 64.384 internações e aproximadamente dois milhões de exames complementares.

A instituição, que se tornou referência nacional e internacional de Parceria Público-Privada (PPP) na área de saúde, tem aliado experiência, competência e humanidade, em benefício dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Hoje, a experiência do Hospital do Subúrbio mostra que este modelo é uma alternativa promissora na busca por melhorias no sistema de saúde brasileiro. A PPP é ideal para serviços de alta complexidade. O HS serve de exemplo para que demais projetos sejam estruturados”, afirma o presidente da Prodal Saúde, concessionária responsável pela operação do HS , Jorge Oliveira.

Estrutura física e de recursos humanos

O HS possui uma estrutura física e de recursos humanos adequada, por meio da qual os pacientes recebem todos os cuidados necessários. Ao todo, são 373 leitos. Na terapia intensiva, são disponibilizados 10 leitos de UTI pediátrica e 50 leitos para adultos. A unidade possui também 253 leitos de internação e 60 de internação domiciliar.
Além de apresentar um moderno parque de medicina diagnóstica, com bioimagem (radiologia digital, ultrassonografia, ecocardiografia, endoscopia digestiva e respiratória, tomografia, ressonância magnética e hemodinâmica) e laboratório de análises clínicas, o hospital possui um centro cirúrgico com excelentes instalações e um ambulatório destinado ao atendimento de pacientes egressos.
O HS dispõe de uma equipe de 1.446 funcionários, incluindo 270 enfermeiros, 585 técnicos de enfermagem, sendo os demais profissionais de apoio técnico, serviços gerais, administração e corpo diretor. Conta, ainda, com um time assistencial composto por: um corpo clínico com 394 médicos das mais diversas especialidades – clínica médica (clínica geral, nefrologia e neurologia), clínica cirúrgica (anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia torácica, cirurgia plástica, cirurgia vascular, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia, urologia e pediatria cirúrgica), cirurgia bucomaxilofacial e pediatria clínica – e os demais membros da equipe de saúde (enfermagem, fisioterapia, nutrição, serviço social, farmácia, psicologia e fonoaudiologia).
“O Hospital do Subúrbio organiza suas atividades de forma a valorizar a assistência à saúde dos pacientes, com ética e segurança, desenvolvendo um trabalho interdisciplinar que busca cada vez mais estimular a participação e inclusão do médico, como gestor dos cuidados prestados ao paciente e verdadeiro líder da equipe assistencial”, esclarece o diretor médico, Jorge Motta.
Fonte: Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *