Greve fecha 8.763 agências bancárias em 26 Estados e no DF, diz sindicato

Foto: Juliana Almirante/G1

Foto: Juliana Almirante/G1
Foto: Juliana Almirante/G1

A greve dos bancários fechou 8.763 agências e centros administrativos em todos os Estados e no Distrito Federal no segundo dia de paralisação da categoria, segundo a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), entidade ligada à CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Isso representa um aumento de 40% em relação ao primeiro dia da greve, segundo a entidade. De acordo com o Banco Central, o país tem 22.975 agências. O balanço foi feito pela Contraf-CUT com base nos dados enviados pelos 143 sindicatos que integram o Comando Nacional dos Bancários, que representa cerca de 95% dos 490 mil bancários do país.

A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) não se pronuncia sobre o número de agências fechadas ou trabalhadores parados.

A paralisação foi decidida na sexta-feira passada, e ocorre por tempo indeterminado. Os bancários reivindicam um reajuste de 16% nos salários, mas a Fenaban ofereceu 5,5%.

Os bancários recusaram a proposta e decretaram a greve. É o 13º ano seguido que a categoria promove paralisação nacional.

 

Fonte: Uol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *