Governo da Bahia decreta luto oficial de 2 dias pelas mortes ocorridas na BR-116

O Governo da Bahia decretou luto oficial de dois dias pelas mortes decorrentes de um acidente entre um ônibus, uma carreta e uma veículo de passeio, ocorrido neste sábado (21), na BR-116, próximo ao município de Teófilo Otoni, em Minas Gerais. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado deste domingo (22).

No acidente, 41 pessoas morreram e seis ficaram feridas, entre eles três crianças. Segundo o Governo, entre as vítimas havia muitos baianos, uma vez que o ônibus envolvido na colisão transportava passageiros de São Paulo para a Bahia.

Em nota enviada à imprensa, o Governo informou que tem prestado apoio para a identificação, transferência, traslado e outras providências voltadas às vítimas do acidente.

“O Governo da Bahia reitera que está à disposição do Governo de Minas Gerais, com equipes preparadas e de prontidão para auxiliar nos trabalhos de identificação das vítimas”, destaca a nota.

Transferência de feridos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está em contato com a pasta de Minas Gerais, e vai auxiliar no protocolo de possíveis transferências de feridos para unidades de Saúde da Bahia. A Sesab enviará uma aeronave com UTI, para realizar transferências de pacientes cujo quadro clínico demande esse tipo de monitoramento.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH) está tomando providências para tratativas, junto ao Conselho Tutelar, nos casos de transferências de menores de idade, e em contato com equipes do Serviço Social dos hospitais envolvidos.

Identificação

A Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) está em contato direto com a Direção do Instituto de Identificação de Minas Gerais, para apoiar nas ações de reconhecimento dos corpos das vítimas. De acordo com a direção-geral do DPT-BA, o Instituto de Identificação Pedro Mello disponibilizou suporte para a identificação de possíveis vítimas baianas.

Além disso, equipes da Diretoria do Interior estão prontas para auxiliar os trabalhos, incluindo a coleta de material genético de familiares, caso seja necessário, para a identificação de corpos carbonizados.

O Departamento de Polícia Técnica do estado baiano também segue no aguardo de solicitação da Polícia Civil de Minas Gerais para a realização do processamento do material genético das vítimas cuja identificação não seja alcançada pela Papiloscopia ou Odontologia Legal. Também mantém contato com o Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte, para atualização da necessidade de processamento das amostras biológicas dos familiares.

As amostras biológicas dos familiares (coletadas nas unidades DPT do interior) serão encaminhadas à Coordenação de Genética Forense, na sede do DPT em Salvador, para processamento, assim que as informações forem recebidas.

A Polícia Civil da Bahia (PCBA) também está em contato com o serviço social do IML de Belo Horizonte, para recebimento de informações atualizadas e prestação do apoio que for necessário, assim como o acompanhamento do processo de liberação de corpos.

O DPT-BA disponibilizou Coordenarias Regionais de Polícia Técnica para que familiares das vítimas possam se apresentar e realizar a coleta de material genético, que irá auxiliar na identificação dos corpos. As coordenadorias mobilizadas são dos municípios de Vitória da Conquista, Jequié, Itaberaba e Santo Antônio de Jesus.

Familiares podem obter informações e/ou se dirigirem às seguintes unidades:

-DPT VITÓRIA DA CONQUISTA (Av. Brumado, 1500)

Coordenador: Manoel Itabaiana
Telefone: (77) 988753282

-DPT JEQUIÉ (Av. Governador Lomanto Júnior, n. 2876, bairro Cansanção)

Coordenador: Vanderclei Carvalho Moreira
Telefone: (73) 991693785 / (73) 3526-0472 / (73) 3526-4573

-DPT ITABERABA (Rua Herculano Vieira Torres, S/N. Bairro Caetitu)

Coordenador: Maurício Carvalho
Telefone: (75) 991567480 / (75) 3251 1905

-DPT SANTO ANTÔNIO DE JESUS (Av. Antônio Carlos Magalhães, s/nº, bairro São Paulo)

Coordenadora: Amanda Cabral
Telefone: (75) 998403847 / (75) 3631-2805 / (75) 3631-1197

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *