Fifa “devolve” primeiro gol de Gabriel Jesus pela seleção brasileira
Dennis Woods, estatístico inglês de 56 anos e apaixonado pelo futebol brasileiro, é um dos autores do livro “Todos os jogos do Brasil”, publicado em 2006. Ele notou o equívoco e entrou em contato com a CBF, que, por sua vez, acionou a Fifa e a fez rever o lance e alterar seus documentos oficiais.
A CBF confirmou que recebeu a notificação da Fifa. Como a súmula das eliminatórias vai diretamente para a entidade, ninguém sabia, antes disso, que o árbitro paraguaio Enrique Cáceres havia tirado do jovem Jesus seu gol histórico. O centroavante recebeu cruzamento de Marcelo e, marcado por Ayoví, escorou em direção ao gol.
Esse gol teve peso a curto e médio prazos. Além de ajudar o Brasil a vencer na estreia de Tite e arrancar de uma campanha até então vexatória rumo à classificação antecipada para a Copa do Mundo de 2018, ajudou Gabriel Jesus a ser artilheiro da Seleção logo em seu primeiro ano. Ele fez cinco gols em 2016, mesmo número de Coutinho, mais do que os quatro de Neymar.
Graças a essa admissão de erro da Fifa, o atacante do Manchester City também terminou as eliminatórias, oficialmente, como artilheiro do Brasil: sete gols, à frente de Neymar e Paulinho, ambos com seis.
Para que serve o referendo da Fifa? Apesar dos imbróglios construídos pela própria entidade, principalmente no que diz respeito à validade ou não de títulos mundiais, ora reconhecidos ora ignorados, são números oficiais. A comissão técnica do Brasil acredita que Gabriel Jesus será um dos próximos astros do futebol. Suas estatísticas pessoais serão fartamente exploradas.
Todos os gols do menino-prodígio, até aqui, foram feitos em partidas pelo torneio classificatório da Copa do Mundo. Na próxima sexta-feira, ele tentará rechear seu currículo marcando pela primeira vez em amistosos.
O Brasil enfrentará o Japão às 10h (horário de Brasília), no estádio Pierre Mauroy, na cidade de Lille. A partida terá transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GloboEsporte.com, que também vai acompanhar em Tempo Real.