EUA: Kamala defende transição pacífica para governo Trump
Derrotada nas eleições à Presidência dos Estados Unidos para Donald Trump, a vice-presidente do país, Kamala Harris, fez o primeiro discurso dela após resultado, na quarta-feira (6).
Na sua fala, defendeu uma transição pacífica de poder para a nova gestão de Donald Trump e pediu a união entre os norte-americanos. Segundo projeções da Associated Press (AP), Kamala deve conquistar 226 delegados no Colégio Eleitoral – eram necessários 270 para vencer o pleito.
A democrata disse que o resultado das eleições não era o esperado. No entanto, a democrata afirmou que era necessário respeitar a vontade dos eleitores nas urnas.
“Temos que aceitar o resultado da eleição. Mais cedo hoje, falei com o presidente Trump e o parabenizei por sua vitória. Eu disse a ele que ajudaremos a ele e sua equipe com a transição, e nos empenharemos em uma transferência pacífica de poder”, disse.
Conforme o G1, a assessoria de Kamala afirmou que a democrata conversou com Trump por telefone para parabenizá-lo pela vitória. Por sua vez, a campanha republicana confirmou o telefonema e disse que Trump ressaltou a força e o profissionalismo de Kamala na disputa eleitoral.