Elevador Lacerda completa 30 dias de funcionamento após reforma

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
O Elevador Lacerda, símbolo de Salvador e um dos principais modais de transporte da capital baiana, completou na última terça-feira (25) um mês de funcionamento após ser restaurado e modernizado pela Prefeitura. Segundo a estimativa da Secretaria de Mobilidade (Semob), que administra o equipamento, cerca de 250 mil pessoas utilizaram o ascensor nesses primeiros 30 dias após a inauguração.
Em comemoração aos 150 anos do monumento, o equipamento, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2006, passou por reforma. Assim, a Superintendência de Obras Públicas (Sucop) e Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) comandaram as obras. A renovação teve como principal objetivo a modernização do equipamento, preservando as características originais.
Além disso, acesso ao modal de transporte segue gratuito durante os próximos 60 dias. Após esse período, a tarifa cobrada para o uso do Elevador será de R$1 por pessoa, ou gratuita para aqueles usuários que apresentarem o SalvadorCard. O Elevador funciona de segunda a sexta, das 6h30 às 21h30; nos sábados, das 7h às 21h30. Nos domingos e feriados das 7h às 21h.
O titular da Semob, Pablo Souza, destacou, portanto, que o Elevador Lacerda é um dos principais meios de deslocamento de turistas e moradores entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, além de ser um dos cartões-postais mais conhecidos de Salvador.
“Este é um importante equipamento de mobilidade para a região, sempre muito utilizado por todos que transitam pela região do Comércio e do Centro Histórico, além de ser um importante equipamento turístico para a nossa cidade. A entrega do Elevador Lacerda totalmente requalificado reforça a importância do equipamento. É gratificante ver esse símbolo de Salvador funcionando com segurança, conforto e eficiência para todos”, disse o secretário.
História do Elevador Lacerda
Um dos mais importantes cartões postais de Salvador, o Elevador Lacerda foi inaugurado em 8 de dezembro de 1873. Inicialmente, se chamava Elevador Hidráulico da Conceição da Praia, em homenagem à padroeira da Bahia, e contava apenas com uma torre, localizada na pedra. Assim, capital baiana inaugurou a segunda torre na década de 30, quando o equipamento ganhou o visual pelo qual é conhecido.
Um dos meios de transportes mais importantes entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, o Elevador Lacerda foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da cidade. Além disso, foi o primeiro elevador no mundo a servir de transporte público. Antes de fechar para a reforma, o equipamento transportava cerca de 5,5 mil pessoas por dia, chegando a 2 milhões de usuários por ano.