Campeã de Wimbledon em 1998, tcheca morre de câncer aos 49 anos
O mundo do tênis inicia a semana em luto. Morreu nesta segunda-feira, aos 49 anos, vítima de câncer, a ex-atleta Jana Novotna. Campeã de Wimbledon em 1998, a tcheca acumulou na carreira 17 títulos de Grand Slam e chegou a ocupar a primeira colocação do ranking de duplas e a segunda no ranking de simples.
Ao todo, foram 24 conquistas em torneios de simples do WTA em 14 anos de carreira para Novotna. Nas duplas, o desempenho foi ainda melhor: 76 títulos. Sua vitória mais marcante foi na decisão de Wimbledon em 1998, quando venceu a francesa Nathalie Tauziat. Jana também levou o título do WTA Finals de 1997 e conquistou três medalhas olímpicas.
Desde 2005, Jana Novotna faz parte do Hall da Fama do tênis, e, nos últimos anos antes de iniciar a batalha contra o câncer, vinha trabalhando como técnica.
– Jana foi uma inspiração tanto na quadra quanto fora para todos que tiveram a oportunidade de conhecê-la. Sua estrela estará sempre brilhando na história do WTA. Nossas condolências aos familiares – declarou o CEO do WTA, Steve Simon.