Após PL de Marta Rodrigues, Ladeira da Praça agora se chama Ladeira Revolta dos Malês

Foto: Assessoria da vereadora

No sábado (25), a ladeira que liga a Praça Municipal à Baixa dos Sapateiros, em frente à Prefeitura de Salvador, recebeu uma nova placa. O nome oficial da ladeira foi atualizado para Ladeira Revolta dos Malês.

A mudança atende à Lei nº 9.814/2024, originada de um projeto da vereadora Marta Rodrigues (PT). Dessa forma, a lei alterou o nome da “Ladeira da Praça” para “Ladeira Revolta dos Malês”. Além disso, o prefeito Bruno Reis sancionou a lei em 2 de maio de 2024.

O ato de instalação da nova placa, realizado por agentes da Prefeitura, contou com a presença de personalidades baianas, autoridades e representantes do movimento negro. Entre eles estavam o cineasta Antônio Olavo, o professor e historiador João José Reis, o historiador Raimundo Bujão, a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) e o padre Lázaro, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Além disso, também prestigiaram o evento as reitoras do IFBA e da UNEB, Luzia Mota e Mirian Reis, respectivamente. Por fim, diretores de escolas da rede estadual também marcaram presença.

A vereadora Marta Rodrigues comemorou a mudança e considerou-a um marco na representatividade histórica de Salvador.

“É muito importante que o legado do povo negro seja lembrado e reverenciado”, disse a vereadora.

Um grupo de muçulmanos escravizados e libertos organizou um levante na ladeira, que culminou na Revolta dos Malês, em 25 de janeiro de 1835.

Na justificativa de sua proposta, a vereadora enfatizou que a mudança do nome representa a valorização dos “heróis nacionais” e a reafirmação da “representatividade do povo negro, frequentemente alvo de tentativa de apagamento histórico e cultural”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *