Após decisão do STF, José Dirceu volta para casa em Brasília
Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ministro José Dirceu voltou para casa na madrugada desta quarta-feira (27). Ele estava preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde cumpria a pena de 30 anos e nove meses de prisão.
Ele chegou ao apartamento dele, no Sudoeste (área nobre de Brasília), por volta de 1h50 da madrugada. O ex-ministro entrou pela saída da garagem, carregando uma bolsa preta nas mãos e outras duas sacolas.
Dirceu responde por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Com a decisão liminar (provisória), ganha o direito de aguardar em liberdade o julgamento de recurso do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A decisão foi tomada a partir de um habeas corpus protocolado pela defesa de Dirceu. Votaram pela soltura o relator, Dias Toffoli, e os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.
Edson Fachin, relator dos processos da Lava Jato no STF, votou contra a concessão da liberdade. A maioria entendeu que o cálculo da pena pode ser revisto e Dirceu pode aguardar em liberdade o julgamento do recurso contra a condenação.
José Dirceu foi preso no mês passado após ter a condenação confirmada pela segunda instância da Justiça Federal, com base no entendimento do STF, que autorizou a execução provisória da pena, após o fim dos recursos na segunda instância.
Fonte: Correio*