Ao Som do Joanes retorna com atrações gratuitas em Lauro de Freitas

unnamed (1)
Foto: divulgação

 

 

O projeto Ao Som do Joanes retoma suas apresentações no próximo sábado (26) no Terminal Turístico Mãe Mirinha, no km 7,5 da Estrada do Coco, em Portão. Depois de dar uma pausa por conta do atraso no repasse da verba do Fundo de Cultura, a 10ª edição do projeto terá como atrações, a partir das 17 horas, a Banda MUV, que mistura reggae com música popular nordestina, intervenções de dança e artística com os Grupos Vem Dançar e Batuque Vila Nova, além da arte circense do Mágico e Ilusionista Gabriel Makana.

“Tivemos que dá uma pausa no projeto em virtude do atraso no repasse dos recursos do fundo de cultura e por conta da prefeitura não ter revitalizado o Terminal Turístico, uma das propostas do projeto, que seria realizado ao lado do Rio Joanes, e demanda antiga da comunidade, já que Lauro de Freitas pode ter um espaço público qualificado, não só de convivência, mas também para atividades culturais, envolvendo música, poesia, literatura, dança, arte circense, gastronomia e outras linguagens artísticas que o projeto conseguiu identificar em nosso município”, avaliou Fernanda Anjos, uma das coordenadoras do projeto Ao Som do Joanes. “Quando você tem um espaço estruturado para dinamização, apresentações e promoção da cultura local, quem ganha, muito mais que os artistas, é o município, que passa a ter esta referência”, enfatiza Anjos, ao reforçar a importância histórica, social, religiosa e cultural do Terminal Turístico Mãe Mirinha.

“Nesta edição, por exemplo, priorizamos atrações que desenvolvem ações em Portão, projetos que conseguem trabalhar com jovens da comunidade como forma também de combater a violência, melhorar sua autoestima, lhes garantir oportunidades, e tudo isso através da cultura e da arte”, destaca Bruno Santos, um dos idealizadores do Ao Som do Joanes. “É muito importante que a prefeitura se sensibilize da importância, inclusive da perspectiva turística, da revitalização, reestruturação e recuperação do Terminal Turístico e mesmo do Rio Joanes no trecho de Lauro de Freitas. O município não pode negligenciar, menosprezar e dar as costas para este espaço que é um dos importantes patrimônios públicos que nós temos. Por que não desenvolver um projeto de recuperação da área e envolver inclusive a população e os empresários nisso?, indaga o jornalista Daniel Ferreira, que também integra o Ao Som do Joanes. “Lauro de Freitas tem que ser referência, modelo, seja nas artes, na cultura, na valorização do patrimônio público, por que temos potencial para isso”, grifa Ferreira.

Projeto – Ao Som dos Joanes’ foi uma das 13 propostas contempladas em 11 territórios de identidade do Estado no edital de Dinamização de Espaços Culturais, por meio do Fundo de Cultura da Bahia, da Secretaria Estadual de Cultura. Além da 10ª edição, o projeto, que começou em dezembro de 2014, ainda realizará mais duas edições nos sábados 31 de outubro e 7 de novembro, às 17h, no Terminal Turístico Mãe Mirinha, no quilômetro 7,5 da Estrada do Coco. A entrada é gratuita.

Fotos divulgação.

 

SERVIÇO:

O quê: Ao Som do Joanes.

Quando: Sábado, 26 de Setembro de 2015.

Horário: 17h.

Atração:

Banda MUV

Intervenções artísticas e culturais:

Projeto Vem Dançar;

Arte circense com o mágico e ilusionista Gabriel Makana;

Apresentação Cultural com o Grupo Batuque Vila Nova

Onde:

Terminal Turístico Mãe Mirinha, Estrada do Coco, km 7,5, Lauro de Freitas. (Em frente ao Riverside Hotel).

Quanto:

Entrada Gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *