Brasileiros criam tampa de garrafa que vira peça de lego

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma empresa criadora de embalagens inovadoras, a Clever Pack, desenvolveu um conceito diferente de tampinhas de garrafas: as Clever Caps. As tampas funcionam como peças de encaixar, semelhante aos brinquedos de lego, e podem ser reutilizadas após o consumo dos produtos disponíveis nas embalagens.

A novidade chegou às prateleiras no mês de setembro. A ideia partiu do carioca  especialista na indústria de plásticos, Cláudio Patrick Vollers, 54, e do paulistano Henry Suzuki, 44, especialista em inovação e propriedade intelectual.

Segundo Patrick, bilhões de tampas de embalagens são jogadas no lixo todos os anos. Apesar de a reciclagem  ser uma opção, o processo acarreta consideráveis prejuízos ambientais, porque gera resíduos nas etapas de coleta, transporte e reprocessamento. O especialista garante que, com o reúso, o reaproveitamento é direto.

Henry Suzuki afirma que as Clever Caps são a sustentabilidade colocada em prática, já que atendem ao tripé: ecologicamente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis.

“O lado ecológico parte do reúso das tampas, assim como pelo fato de as Clever Caps serem um exemplo palpável de uso racional de materiais. O lado social vem da disponibilização de blocos de montar por um baixo custo, não só para crianças, mas para artesãos e professores. Isso tudo de forma viável, sob o ponto de vista econômico”, afirma.

Produção

Até o momento, cerca de meio milhão de tampinhas já foram produzidas. Além da Clever Pack, elas  são financiadas com o apoio da Axonal Consultoria Tecnológica e por empresas do ramo de água mineral.

Para acelerar a ampliação de fabricação das tampinhas, duas campanhas foram criadas. De acordo com os inventores, a primeira durou três meses, mas arrecadou um valor distante da meta necessária para a produção de moldes industriais grandes. A segunda campanha durou uma semana e teve 113% da meta atingida em poucas horas.

Apesar do retorno financeiro ter sido abaixo do esperado, 20 mil tampinhas foram doadas para várias instituições no Brasil.

“A oportunidade e a emoção de vermos nossas tampinhas alegrando pessoas em instituições como o Lar Amigos de Jesus (Fortaleza), a Fraternidade Irmã Clara (São Paulo), a Casa da Criança Paralítica (Campinas) e o Lar Janell Doyle (Manaus) é algo que teremos conosco para sempre”, relata Henry Suzuki.

Produto

Segundo o criador, as Clever Caps foram consideradas o projeto de design brasileiro de produto mais premiado no mundo em 2014, tendo ganhado o prêmio “Brasil Design Awards (BDA).

Além da nominação como um dos “Designs of The Year pelo Museu de Design de Londres, as tampinhas inovadoras ganharam dois IF Design Awards na Alemanha, dois prêmios Embanews e um Abre. As Clever Caps também foram exibidas em eventos de design em Milão e Madrid.

Comercialização

Apesar da empresa Água Petrópolis Paulista ter realizado o pré-lançamento das Clever Caps no congresso da Associação Brasileira de Indústria de Água Mineral (Anibam), em 2013, a  Naturágua, do Ceará foi a primeira a comercializar um produto fechado com as tampinhas.

O produto chegou às prateleiras em setembro e a diretora da Naturágua,  Aline Telles Chaves, afirma que a repercussão está sendo a melhor possível.

“Essa embalagem é proporcionada para o público infantil e, felizmente, teve adesão imediata. Nós montamos estandes em shoppings, escolas, e o encantamento das crianças com estas tampinhas é perceptível”, relata Aline.

A previsão da empresa é que 10 mil garrafas com as Clevers Caps sejam vendidas por mês. Até o momento, esta meta não foi atingida.

Aline conta que  já foram realizadas doações em escolas e instituições da região. O desejo da empresa é manter a novidade como um produto fixo na linha da Naturágua.

“É um produto lúdico e interessante. As ideias, as cores e a possibilidade de reutilização atraíram nossa atenção”, conta Aline.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *