Serviço de UTI Aérea exige qualificação e preparo

Foto: reprodução

Foto: reprodução
Foto: reprodução

O serviço de UTI Aérea consiste em atender pacientes que necessitam de um transporte para unidades de saúde para a realização de tratamentos diversos. Durante o voo eles são amparados por cuidados e equipamentos presentes em uma UTI convencional, além de uma equipe preparada para lidar especialmente com este tipo de atendimento. A equipe médica é composta por um enfermeiro e um médico que passam por uma formação específica para atuarem na UTI Aérea.

Há cinco anos no ramo, e 16 na profissão, o enfermeiro Gilberto Júnior Santos da Silva compõe a equipe da empresa Brasil Vida, especializada no serviço aeromédico. O profissional conta que para exercer esse trabalho, além da graduação em enfermagem, são necessários outros estudos. “Além da experiência comprovada de pelo menos dois anos de atuação no âmbito intra-hospitalar, são necessários: especialização nas áreas de emergência ou pacientes críticos, cursos como o de transporte aeromédico, suporte avançado de vida em cardiologia, no trauma, em pediatria, entre outros”, afirma.

Os profissionais da saúde também participam de cursos relacionados à aviação, para que, se algum dia se depararem com alguma emergência durante um voo, todos os membros da equipe tenham condições de ajudarem o grupo e resolver a situação. Para Gilberto, ser enfermeiro de UTI Aérea é viver o transporte aeromédico, pois a dedicação é intensa. “Nossas missões têm hora para começar, mas difícil definir a hora para que elas terminem devido às circunstâncias que envolvem esse tipo de atividade”, declara.

Especializada no serviço de UTI Aérea, a empresa Brasil Vida presta atendimento 24 horas por dia e atua em todo território brasileiro e nas Américas do Norte, Central e Sul.
Website: http://brasilvida.com.br/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *