Foto: Nicolas Melo|A Tarde
Cerca de 200 motoristas cadastrados no aplicativo Uber fazem um buzinaço entre as avenidas ACM e Paralela, passando pela Tancredo Neves, no final da manhã desta terça-feira, 24. O grupo protesta contra o Projeto de Lei (PL 28), que tramita no Congresso e pretende regulamentar o transporte privado no Brasil.
O texto da PL 28 prevê, dentre outras coisas, que os carros de transporte privado devem utilizar placas vermelhas, como táxis. Também estabelece que os motoristas devem receber autorização da prefeitura de cada cidade para prestar o serviço.
O projeto também regulamenta que o veículo usado esteja no nome do condutor, além de ter obrigatoriedade de contratar seguro e que o motorista se inscreva como contribuinte do INSS.
Os “uberistas”, como são chamados, pretendem seguir até o viaduto do Centro Administrativo da Bahia (CAB) e depois retornar até a rodoviária, onde o protesto será encerrado.
“Desta vez, não estamos protestando contra os taxistas e, sim, contra a PL 28, que está no Congresso. Estamos na luta por nossos direitos, pelo pão de cada dia”, afirmou Carlos Souza, que motorista do aplicativo e dos líderes do protesto desta terça.
Por conta da manifestação, o trânsito está complicado nas avenidas por onde o grupo passa. Agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e policiais militares acompanham o buzinaço.
Fonte: Jornal A Tarde